quarta-feira, 11 de outubro de 2017

12.09.2017: Ótima como Kiki em "Os Dias Eram Assim", Natália do Vale fazia falta na televisão

                    A última novela que contou com a presença de Natália do Vale do início ao fim foi a fracassada e problemática "Em Família", de Manoel Carlos, exibida em 2014. Ela, inclusive, protagonizou uma situação estapafúrdia, interpretando a mãe de Júlia Lemmertz. Dois anos depois, esteve apenas no primeiro capítulo de "Êta Mundo Bom!", vivendo a mãe da personagem de Nathalia Dill. Ou seja, a grande intérprete estava praticamente ausente da televisão há três anos. E agora, em "Os Dias Eram Assim", provou que estava fazendo muita falta.



                    A atriz está ótima na pele da passional Kiki, mulher que passou anos sendo submissa ao marido e vivendo uma relação conflituada com as duas filhas. Na primeira fase da trama de Angela Chaves e Alessandra Poggi, Natália conseguiu protagonizar grandes cenas ao lado de Sophie Charlotte e Antônio Calloni. As brigas que a personagem tinha com o autoritário Arnaldo eram intensas e os embates com Alice repletos de instantes dramáticos. Ela deu um show. Era uma fase, inclusive, que o enredo se mostrava promissor e atrativo.
                    Infelizmente, ao longo das semanas, a trama foi se esvaziando e Kiki perdeu a importância com a morte equivocada do marido. O assassinato do empresário em nada contribuiu para o andamento do roteiro e só prejudicou o núcleo central, tendo a intérprete como uma das principais 'vítimas'. Tanto que acabou avulsa na história por um bom tempo. 
Porém, ainda assim, Natália conseguia brilhar cada vez que surgia em cena. Houve também um processo de transformação daquela mulher submissa, que começou a se impor mais e se aproximar das filhas, em meio a alguns embates pontuais.
                    O trio formado com Sophie Charlotte e Julia Dalavia se fortaleceu com a descoberta da gravidade do estado de Nanda, portadora do vírus da Aids. As três, então, passaram a protagonizar cenas delicadas e muito emotivas. Foi justamente a partir desse conflito que Natália voltou a crescer no enredo, após o lamentável período de perda de destaque. A sequência em que as três choraram copiosamente juntas, logo depois que a doença da filha mais nova de Kiki foi revelada, já é uma das melhores da teledramaturgia e a mais impactante da trama. A veterana deu um banho de emoção ao lado das colegas mais novas e igualmente competentes.
                    A cumplicidade entre mãe e filhas, por sinal, tem sido um dos poucos atrativos da reta final da novela (ou 'supersérie'). O cuidado que Kiki está tendo com Nanda tem comovido, assim como o apoio que tem dado a Alice nos enfrentamentos com Vitor (Daniel de Oliveira). Aliás, uma outra cena que merece menção, exibida há algumas semanas, foi a conversa nada amistosa que a ricaça teve com Vera, mãe de Renato (Renato Góes), a impedindo de ver o neto. Deu gosto de ver o trabalho de Natália e Cássia Kiss. As duas experientes profissionais deram uma aula de artes cênicas, deixando claro que mereciam ter sido bem mais valorizadas na produção. Já o tapa que Kiki deu em Cora (Susana Vieira), no capítulo desta segunda (11/09), foi mais uma ótima cena protagonizada por ela.
                    Recentemente, a atriz pôde ser vista na reprise da ótima "Torre de Babel" (1998), no Canal Viva, onde interpretou a íntegra Lúcia Prado. Sua trajetória conta com mais de 20 novelas no currículo, tendo "A Moreninha" (1975), "Água Viva" (1980),  "Baila Comigo" (1981), "Cambalacho" (1986), "Que Rei Sou Eu?" (1986), "A Próxima Vítima" (1995) e "Mulheres Apaixonadas" (2002) ---- impossível esquecer a atirada Silvia, que se envolvia com um taxista na calada da noite ---- como alguns destaques da carreira, angariando muitos elogios por seu desempenho. E é bem difícil ela não se sobressair em qualquer trabalho.
                    "Os Dias Eram Assim" merece muitas críticas por vários fatores, mas, ao menos, a trama das onze trouxe de volta a grande Natália do Vale para a televisão. Ainda que a maravilhosa atriz tenha perdido o destaque por um bom tempo na história, a sentimental Kiki contou com o talento da intérprete, que conseguiu emocionar e se destacar sempre que aparecia. Foi um bem-vindo retorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário